Equipamentos de Segurança PSP

ASPP/PSP

MAI continua a não investir em equipamentos básicos e coloca em causa integridade física dos Profissionais da PSP

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia – ASPP/PSP, teve conhecimento do acidente ocorrido ontem e que envolveu um motociclista da PSP que se deslocava para Faro, no âmbito das comemorações do dia 10 de Junho.

A ASPP/PSP lamenta o acidente, que levou o Profissional a ser hospitalizado, encontrando-se actualmente internado no Hospital de Amadora-Sintra.

As lesões provocadas pela queda poderiam ter sido minimizadas se o Profissional em causa usasse o equipamento aconselhável a qualquer motociclista, por questões de segurança, mas que a PSP não fornece aos Profissionais afectos a este tipo de serviço.

A
ASPP/PSP, nos sucessivos Cadernos Reivindicativos que faz chegar ao Ministério da Administração Interna, tem dedicado especial atenção à falta de equipamento adequado para estes Profissionais, tendo em conta o risco acrescido que correm, não só no que respeita a quedas, mas também a outro tipo de lesões que acabam por manifestar-se a médio e longo prazo, algumas irrecuperáveis.

Infelizmente, nesta matéria como em tantas outras, o MAI continua a ignorar as exigências dos Profissionais da PSP no que respeita às condições mínimas para o desempenho seguro da missão, o que tem resultado, ao longo dos últimos anos, no números crescente de acidentes, em alguns casos graves, entre os motociclistas da Instituição.

A
ASPP/PSP entende que estes Profissionais só não têm o equipamento adequado devido aos constrangimentos orçamentais que todos os anos ocorrem na PSP, numa prova de que os responsáveis governamentais colocam os critérios economicistas à frente da integridade física dos Profissionais da PSP, resultando em acidentes como o que ontem sucedeu.

Mais uma vez, a
ASPP/PSP apela ao Governo para que contribua para a redução destas situações, atribuindo, com a maior urgência, o equipamento de segurança imprescindível ao desempenho do serviço em causa.
.

A DIRECÇÃO NACIONAL DA ASPP/PSP