CM 

Nova etapa

"Novos agentes esperam que a PSP lhes dê garantias de carreira e apoio"


Terminou mais um curso de agentes, que felicito. Após formação específica e muita dedicação dos novos polícias, chegar ao fim do curso significou ter conquistado mais uma etapa da sua vida pessoal e profissional. Uma etapa de muita exigência, de sacrifício permanente e de um conjunto de constrangimentos que a separam de qualquer outra profissão.

Por outro lado, esperam que a instituição que vão servir lhes dê garantias de carreira e o apoio necessário no seu trabalho, que os trate com justiça e que os respeite em todas as fases da sua carreira. Em suma, o que estes novos polícias esperam não é mais do que aquilo que todos os polícias almejam, alguns desde que entraram na PSP.

Após o final de curso, inicia-se um estágio que coloca estes agentes em vários comandos de polícia. Um estágio que pouco traz aos formandos. O que traz é indignação entre polícias que esperam décadas para chegar ao comando de eleição, quando veem novos profissionais irem estagiar para esses locais.

Que apesar de estarem em estágio e não ocuparem vaga nesses comandos, conforme refere a DN PSP, a verdade é que cria dúvida, suficiente para gerar mal-estar. Um procedimento que deve ser rapidamente alterado a bem da estabilidade interna.

 

 

Paulo Rodrigues, Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia