Cada vez menos querem ser polícias
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia-ASPP/PSP deseja as maiores felicidades aos candidatos aprovados para iniciarem o curso formação de agente de polícia. Esperamos, de acordo com o assumido pelo Ministério da Administração Interna, a formação se inicie ainda em 2020.
Não podemos deixar de apontar o facto de, ano após ano, a PSP ter cada vez menos candidatos a ingressar nos seus quadros. Uma constatação que temos vindo a denunciar, mas que as entidades responsáveis parecem desvalorizar.
A PSP deixou de ser atrativa. Os baixos salários, a carreira não promissora, desvalorizada, a responsabilidade, a complexidade e o risco da missão, tem afastado a maior parte dos jovens da polícia.
Temos denunciado este problema publicamente e exigido medidas como mostram os outdoors que colocámos à porta da Presidência da República, Assembleia da República e na Rotunda Marquês de Pombal.
Ao governo exige-se uma rápida alteração deste cenário, caso contrário teremos uma polícia que deixará de responder às necessidades dos cidadãos em particular e do Estado em geral.
Resta-nos questionar até onde pretende a tutela deixar chegar esta situação. Será que os polícias não são merecedores de um tratamento digno de acordo com as suas atribuições e responsabilidades?
PELA NOSSA DEFESA
A DIREÇÃO DA ASPP/PSP