Por Joel Araรบjo, vogal da ๐€๐’๐๐/๐๐’๐ (Gabinete de Oficiais)

A ๐€๐ฌ๐ฌ๐จ๐œ๐ข๐šรงรฃ๐จ ๐’๐ข๐ง๐๐ข๐œ๐š๐ฅ ๐๐จ๐ฌ ๐๐ซ๐จ๐Ÿ๐ข๐ฌ๐ฌ๐ข๐จ๐ง๐š๐ข๐ฌ ๐๐š ๐๐จ๐ฅรญ๐œ๐ข๐š (๐€๐’๐๐/๐๐’๐) lamenta a situaรงรฃo que se vive atualmente a propรณsito da nรฃo passagem ร  prรฉ-aposentaรงรฃo dos polรญcias ao atingir o limite de idade legalmente estabelecido.

Para os mais desatentos, como declaraรงรฃo de interesse, convรฉm relembrar que ร  norma em causa nรฃo foi sequer alterada uma vรญrgula em relaรงรฃo ao anterior estatuto.

Confundir agora o direito ร  prรฉ-aposentaรงรฃo pelo limite de idade, com a prรฉ-aposentaรงรฃo prevista para os 55 anos idade e 36 anos de serviรงo, รฉ violar as mais elementares regras a que a interpretaรงรฃo das normas deve obedecer.

Usar o argumento da necessidade de equilรญbrio entre as entradas na PSP e as saรญdas para prรฉ-aposentaรงรฃo pelos 55 anos de idade e 36 anos de serviรงo jรก รฉ deturpar o sentido da Lei que aprovou o estatuto pois o perรญodo transitรณrio nele vertido jรก terminou. Aqui hรก sempre que relembrar que, e muito bem, na nossa forรงa congรฉnere a passagem para a prรฉ-aposentaรงรฃo continua a ocorrer aos 55 anos de idade, assim queiram os elementos, sendo a mesma tutela, รฉ legรญtimo questionar como se garante ali o equilรญbrio referido.

Recorrer ao mesmo argumento para a prรฉ-aposentaรงรฃo pelo limite de idade, nรฃo sรณ รฉ o derradeiro ataque ร  confianรงa dos polรญcias na prรณpria PSP e no Estado, como poderรก ser considerada uma forma encapotada de โ€œrevogaรงรฃo temporรกriaโ€ da norma, por omissรฃo de ato devido, sob a รฉgide de meras questรตes de gestรฃo e (in)competรชncia prรณprias. No limite, se o Estado quiser protelar no tempo a emissรฃo do despacho necessรกrio, poderia obrigar os polรญcias a manterem-se no ativo ad aeternum.

A estes polรญcias o Estado jรก falhou quando lhes sonegou direitos elementares no inรญcio e ao longo da sua carreira, sob o pretexto que mais tarde iriam ser beneficiados/compensados, nomeadamente, que iriam mais cedo para a merecida prรฉ-aposentaรงรฃo/aposentaรงรฃo โ€“ รฉ preciso relembrar as รบnicas e incertas duas folgas mensais que eles tiveram durante anos, longe das suas famรญlias, sem limites de horas por turno, entre outros aspetos que envergonhariam qualquer democracia? Sim, sรฃo estes os elementos de quem falamos agora.

A ๐€๐’๐๐/๐๐’๐ nรฃo aceita que sejam, mais uma vez, os polรญcias a pagar a ausรชncia de previsรฃo/mรก gestรฃo, para nรฃo lhe chamarmos inรกbil, das admissรตes na PSP e que esse pretexto seja indevidamente usado para impedir a mais que merecida passagem ร  prรฉ-aposentaรงรฃo, um direito moral e legalmente adquirido.

#ParaNossaDefesa