𝐃𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐌𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫
𝐏𝐀𝐑𝐀𝐁É𝐍𝐒 𝐀 𝐓𝐎𝐃𝐀𝐒 𝐀𝐒 𝐌𝐔𝐋𝐇𝐄𝐑𝐄𝐒 (𝐄𝐒𝐏𝐄𝐂𝐈𝐀𝐋𝐌𝐄𝐍𝐓𝐄 À𝐒 𝐃𝐀 𝐏𝐒𝐏)
𝐒𝐀𝐁𝐈𝐀𝐒 𝐐𝐔𝐄…
✔ 𝐒ó 𝟏𝟎 𝐩𝐨𝐫 𝐜𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐞𝐟𝐞𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐬ã𝐨 𝐦𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫𝐞𝐬
Dado mais preocupante. Número que está praticamente estagnado ao logo dos anos e que coloca até em causa o serviço operacional.
✔ 𝐄𝐪𝐮𝐢𝐩𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐩𝐫𝐨𝐭𝐞çã𝐨 𝐢𝐧𝐝𝐢𝐯𝐢𝐝𝐮𝐚𝐥 𝐞 𝐚𝐫𝐦𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨
Não há equipamento em quantidade suficiente, nem adaptados para as mulheres.
✔ 𝐅𝐚𝐫𝐝𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐞 𝐢𝐧𝐬𝐭𝐚𝐥𝐚çõ𝐞𝐬
Continuam a existir instalações não adaptadas para as profissionais da PSP. No fardamento há peças importantes que não são diferenciadas.
✔ 𝐃𝐢𝐫𝐞𝐢𝐭𝐨𝐬 𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐢𝐬
Há, ainda, situações de perda de vencimento na altura da gravidez e outros constrangimentos no gozo dos direitos parentais.
✔ 𝐀𝐮𝐬ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐦𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫𝐞𝐬 𝐧𝐨𝐬 𝐜𝐚𝐫𝐠𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐦𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐞/𝐨𝐮 𝐦𝐚𝐢𝐨𝐫 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐨𝐧𝐬𝐚𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞
Os cargos de chefia são maioritariamente desempenhados por homens. As unidades especiais e/ou de maior complexidade são comandadas por homens. Nunca a Polícia de Segurança Pública teve uma mulher a dirigir os seus destinos.
▶ Mais que a imposição de quotas, importa tornar a carreira atrativa tanto para homens como para mulheres, devendo-se atender aos seus problemas e especificidades por uma questão de equidade e justiça social.
𝐃𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐌𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫
𝐏𝐀𝐑𝐀𝐁É𝐍𝐒 𝐀 𝐓𝐎𝐃𝐀𝐒 𝐀𝐒 𝐌𝐔𝐋𝐇𝐄𝐑𝐄𝐒 (𝐄𝐒𝐏𝐄𝐂𝐈𝐀𝐋𝐌𝐄𝐍𝐓𝐄 À𝐒 𝐃𝐀 𝐏𝐒𝐏)
“Pela paz e pelo pão as mulheres cá estão” 🎼
▶ Apesar da chuva intensa, do vento e do frio, a 𝐀𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚çã𝐨 𝐒𝐢𝐧𝐝𝐢𝐜𝐚𝐥 𝐝𝐨𝐬 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐚 𝐏𝐨𝐥í𝐜𝐢𝐚, a convite do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), esteve, hoje, nas ruas de Lisboa numa manifestação pelos direitos de todas as mulheres e, especialmente, pelos direitos das profissionais da Polícia de Segurança Pública.
✔ Neste 𝐃𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐌𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫 deixamos aqui a nossa homenagem e um forte aplauso a todas as que estão e estiveram nas fileiras da PSP.
✔ No sábado passado estivemos solidários na manifestação da MDM, com o mesmo objetivo, no Porto (fotos).
— Um forte abraço ao dirigente da 𝐀𝐒𝐏𝐏/𝐏𝐒𝐏, Carlos Silva, pelo seu empenho neste evento organizado pelo MDM.
#ASPP/PSP