“Havemos de ir a Viana” – e a ASPP foi!
Comando de fachada | Condições de trabalho degradantes
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) visitou, ontem, o Comando Distrital de Viana do Castelo. Este importante Comando de Polícia a Norte apresenta problemas estruturais gritantes e que se agravam. As condições de trabalho das infraestruturas e dos equipamentos disponibilizados são paupérrimas.
O edifício do comando com várias décadas, esteve já com projeto e obra pronta a avançar. Apesar da fachada arejada há mais de três anos que se agrava a sua degradação interior. Nem a obra se verificou nem a manutenção e reparações correntes se realizam.
A cada avaria ou necessidade de manutenção ou reparação, a solução passa pelo encerramento e corte daquilo que avaria.
A situação coloca em causa, além do serviço operacional e de todos os elementos policiais que usufruem das instalações, os cidadãos que não têm condições de salubridade para serem recebidos dignas de um organismo público. A gritante falta de pessoal, aliada ao corte sistemático de folgas, passando pelo recurso permanente ao trabalho extraordinários, tem esgotado o efetivo envelhecido.
A insustentabilidade pré-existente, irá ser agravada com a necessidade de deslocação de importantes meios humanos e materiais deste Comando para reforço das Jornada Mundial da Juventude (de 1 a 6 de agosto).
Este comando merecia mais e retrata o desalinhamento da imagem exterior que se quer passar, com a realidade interior existente e com a qual, diariamente, os polícias herculeamente têm de lidar.
#ASPP