Estive presente na รบltima reuniรฃo no MAI, nรฃo me contaram, participei e assisti a toda a extensa, pesada e complexa sessรฃo. E para que fiquem esclarecidos, o apresentado como “proposta” pelo Governo aos sindicatos para Suplemento de Condiรงรฃo Policial (Suplemento de Missรฃo) foi:
1. A extinรงรฃo do Suplemento por Serviรงo e Risco nas Forรงas de Seguranรงa “SSRFS” (componente variรกvel e componente fixa), com a criaรงรฃo do Suplemento de Missรฃo, o qual seria aplicado nos seguintes termos: 7% Agentes; 9% Chefes; 12 % Oficiais, (no รญndice 86 – 5.216.23 โ‚ฌ).
2. E, caso a tal fรณrmula resultasse em “prejuรญzo” para o elemento policial, acrescentar-se-ia o valor de 75.00 โ‚ฌ.
Ora, no caso de um polรญcia que hoje aufere o “SSRFS” no valor de 387.82 โ‚ฌ (os 287.82 โ‚ฌ de componente variรกvel, mais 100.00 โ‚ฌ da componente fixa de risco), veria desaparecer este suplemento e passaria a auferir de um Suplemento de Missรฃo de 365.13 โ‚ฌ (7% de 5.216.23 โ‚ฌ). Segundo a “proposta” do Governo, ficaria a perder 22.69 โ‚ฌ/mรชs, recebendo um “apoio” de 75.00 โ‚ฌ por tal “prejuรญzo”, ou seja, no final, somando os 75.00 โ‚ฌ aos 365.13 โ‚ฌ, resultaria em 440.13 โ‚ฌ.
Contas feitas, teria de “SSRFS” 387.82 โ‚ฌ, passaria a ter 440.13 โ‚ฌ, por, neste caso, recorrer aos 75.00 โ‚ฌ de “apoio”, o que significaria um resultado lรญquido de 52.31โ‚ฌ. Note-se que este exemplo รฉ representativo da maioria dos polรญcias.
Para fundamentar este aumento insultuoso, o MAI “vende” este exercรญcio ร  opiniรฃo pรบblica fazendo acreditar que os polรญcias continuarรฃo a receber todos os suplementos. Como se todos os polรญcias os auferissem e os recebessem a todos.
Para agravar esta mentira ou artimanha, como lhe queiram chamar, o Governo subentende e dรก a subentender ainda nesta senda que, por exemplo, o suplemento de patrulha, que รฉ o รบnico suplemento que o polรญcia acima mencionado recebe (no valor de 59.13 โ‚ฌ), consagra tambรฉm a componente risco.
๐€๐ฌ๐ฌ๐ข๐ฆ ๐ฌ๐ž๐ง๐๐จ ๐ž ๐Ÿ๐ž๐ข๐ญ๐š๐ฌ ๐š๐ฌ ๐œ๐จ๐ง๐ญ๐š๐ฌ, ๐ž๐ฌ๐ญ๐ž ๐†๐จ๐ฏ๐ž๐ซ๐ง๐จ ๐ž๐ฆ ๐š๐ฉ๐ž๐ง๐š๐ฌ 30 ๐๐ข๐š๐ฌ ๐ง๐จ ๐ž๐ฑ๐ž๐ซ๐œ๐ขฬ„๐œ๐ข๐จ ๐๐ž ๐Ÿ๐ฎ๐ง๐œฬง๐จฬƒ๐ž๐ฌ, ๐ฃ๐šฬ ๐ซ๐ž๐œ๐จ๐ซ๐ซ๐ž๐ฎ ๐š ๐Ÿ๐จ๐ซ๐ฆ๐š๐ฌ ๐ฆ๐š๐ข๐ฌ “๐ฆ๐š๐ง๐ก๐จ๐ฌ๐š๐ฌ” ๐ง๐š ๐ง๐ž๐ ๐จ๐œ๐ข๐š๐œฬง๐šฬƒ๐จ ๐ž ๐๐ž ๐œ๐จ๐ฆ๐ฎ๐ง๐ข๐œ๐š๐œฬง๐šฬƒ๐จ, ๐๐จ ๐ช๐ฎ๐ž ๐จ ๐š๐ง๐ญ๐ž๐ซ๐ข๐จ๐ซ ๐ž๐ฆ ๐ญ๐จ๐๐š ๐š ๐ฌ๐ฎ๐š ๐ฅ๐ข๐ ๐ข๐ฌ๐ฅ๐š๐ญ๐ฎ๐ซ๐š.
๐‘‚๐‘๐‘ : O aumento na Polรญcia Judiciรกria (PJ) que deu origem a esta discussรฃo e processo negocial, ultrapassou os 500 โ‚ฌ/mรชs, para responder ao risco, penosidade, insalubridade, disponibilidade permanente e, no caso da PSP e GNR, restriรงรฃo de direitos (greve) e apresentam valores mรฉdios na ordem dos 50 โ‚ฌ, em alguns casos, inferiores.
E, para os “experts”. que pretendem retorquir a esta ideia, por via da diferenรงa entre PJ e a PSP nesta variรกvel, recorrendo ao grau de complexidade ou habilitaรงรตes acadรฉmicas, questiono:
… um indivรญduo que aufere, no Estado da Dakota do Sul, 21.523 dรณlares a cada seis meses (20.000 โ‚ฌ), cuja sua funรงรฃo รฉ subir a uma torre de comunicaรงรฃo de 457 metros de altura, para substituir a lรขmpada de sinalizaรงรฃo. Acham que o valor que lhe รฉ atribuรญdo tem a ver com as suas qualificaรงรตes ou com a especificidade da sua tarefa?
Eu estive lรก, nรฃo me contaram…
๐‘ท๐’‚๐’–๐’๐’ ๐‘บ๐’‚๐’๐’•๐’๐’”, Presidente ๐‘จ๐‘บ๐‘ท๐‘ท/๐‘ท๐‘บ๐‘ท