Estive presente na รบltima reuniรฃo no MAI, nรฃo me contaram, participei e assisti a toda a extensa, pesada e complexa sessรฃo. E para que fiquem esclarecidos, o apresentado como “proposta” pelo Governo aos sindicatos para Suplemento de Condiรงรฃo Policial (Suplemento de Missรฃo) foi:
1. A extinรงรฃo do Suplemento por Serviรงo e Risco nas Forรงas de Seguranรงa “SSRFS” (componente variรกvel e componente fixa), com a criaรงรฃo do Suplemento de Missรฃo, o qual seria aplicado nos seguintes termos: 7% Agentes; 9% Chefes; 12 % Oficiais, (no รญndice 86 – 5.216.23 โฌ).
2. E, caso a tal fรณrmula resultasse em “prejuรญzo” para o elemento policial, acrescentar-se-ia o valor de 75.00 โฌ.
Ora, no caso de um polรญcia que hoje aufere o “SSRFS” no valor de 387.82 โฌ (os 287.82 โฌ de componente variรกvel, mais 100.00 โฌ da componente fixa de risco), veria desaparecer este suplemento e passaria a auferir de um Suplemento de Missรฃo de 365.13 โฌ (7% de 5.216.23 โฌ). Segundo a “proposta” do Governo, ficaria a perder 22.69 โฌ/mรชs, recebendo um “apoio” de 75.00 โฌ por tal “prejuรญzo”, ou seja, no final, somando os 75.00 โฌ aos 365.13 โฌ, resultaria em 440.13 โฌ.
Contas feitas, teria de “SSRFS” 387.82 โฌ, passaria a ter 440.13 โฌ, por, neste caso, recorrer aos 75.00 โฌ de “apoio”, o que significaria um resultado lรญquido de 52.31โฌ. Note-se que este exemplo รฉ representativo da maioria dos polรญcias.
Para fundamentar este aumento insultuoso, o MAI “vende” este exercรญcio ร opiniรฃo pรบblica fazendo acreditar que os polรญcias continuarรฃo a receber todos os suplementos. Como se todos os polรญcias os auferissem e os recebessem a todos.
Para agravar esta mentira ou artimanha, como lhe queiram chamar, o Governo subentende e dรก a subentender ainda nesta senda que, por exemplo, o suplemento de patrulha, que รฉ o รบnico suplemento que o polรญcia acima mencionado recebe (no valor de 59.13 โฌ), consagra tambรฉm a componente risco.
๐๐ฌ๐ฌ๐ข๐ฆ ๐ฌ๐๐ง๐๐จ ๐ ๐๐๐ข๐ญ๐๐ฌ ๐๐ฌ ๐๐จ๐ง๐ญ๐๐ฌ, ๐๐ฌ๐ญ๐ ๐๐จ๐ฏ๐๐ซ๐ง๐จ ๐๐ฆ ๐๐ฉ๐๐ง๐๐ฌ 30 ๐๐ข๐๐ฌ ๐ง๐จ ๐๐ฑ๐๐ซ๐๐ขฬ๐๐ข๐จ ๐๐ ๐๐ฎ๐ง๐ฬง๐จฬ๐๐ฌ, ๐ฃ๐ฬ ๐ซ๐๐๐จ๐ซ๐ซ๐๐ฎ ๐ ๐๐จ๐ซ๐ฆ๐๐ฌ ๐ฆ๐๐ข๐ฌ “๐ฆ๐๐ง๐ก๐จ๐ฌ๐๐ฌ” ๐ง๐ ๐ง๐๐ ๐จ๐๐ข๐๐ฬง๐ฬ๐จ ๐ ๐๐ ๐๐จ๐ฆ๐ฎ๐ง๐ข๐๐๐ฬง๐ฬ๐จ, ๐๐จ ๐ช๐ฎ๐ ๐จ ๐๐ง๐ญ๐๐ซ๐ข๐จ๐ซ ๐๐ฆ ๐ญ๐จ๐๐ ๐ ๐ฌ๐ฎ๐ ๐ฅ๐ข๐ ๐ข๐ฌ๐ฅ๐๐ญ๐ฎ๐ซ๐.
๐๐๐ : O aumento na Polรญcia Judiciรกria (PJ) que deu origem a esta discussรฃo e processo negocial, ultrapassou os 500 โฌ/mรชs, para responder ao risco, penosidade, insalubridade, disponibilidade permanente e, no caso da PSP e GNR, restriรงรฃo de direitos (greve) e apresentam valores mรฉdios na ordem dos 50 โฌ, em alguns casos, inferiores.
E, para os “experts”. que pretendem retorquir a esta ideia, por via da diferenรงa entre PJ e a PSP nesta variรกvel, recorrendo ao grau de complexidade ou habilitaรงรตes acadรฉmicas, questiono:
… um indivรญduo que aufere, no Estado da Dakota do Sul, 21.523 dรณlares a cada seis meses (20.000 โฌ), cuja sua funรงรฃo รฉ subir a uma torre de comunicaรงรฃo de 457 metros de altura, para substituir a lรขmpada de sinalizaรงรฃo. Acham que o valor que lhe รฉ atribuรญdo tem a ver com as suas qualificaรงรตes ou com a especificidade da sua tarefa?
Eu estive lรก, nรฃo me contaram…
๐ท๐๐๐๐ ๐บ๐๐๐๐๐, Presidente ๐จ๐บ๐ท๐ท/๐ท๐บ๐ท