COMUNICADO PDF
Respeito pelas instituições, pessoas envolvidas e demais cidadãos
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) a propósito dos últimos acontecimentos dos quais resultou a perda da vida de um cidadão e posteriores reações por parte de outros, reforça a necessidade de se manter o imperioso respeito pelas instituições e pelo seu funcionamento. 
A ASPP/PSP, naturalmente, não pode deixar de lamentar a perda de uma vida, mas não pode olvidar as dificuldades do exercício da missão policial, a que a lei impõe, e os possíveis riscos para todos os intervenientes. 
A ASPP/PSP quanto às circunstâncias exatas, nomeadamente o cumprimento dos preceitos legais e demais princípios gerais, esses serão apurados em sede de inquérito, inquérito esse que deve decorrer sem qualquer tipo de pressão, quer política, quer institucional e quer mediática.
Ao mesmo tempo, a ASPP/PSP apela a todos os responsáveis, políticos e direções das forças de segurança, a uma reflexão sobre a importância das condições em que os polícias trabalham, nomeadamente em termos de formação e equipamento, e as respetivas consequências da ausência das mesmas.
Aqui não podemos deixar de referir como exemplo a inexistência de uma arma elétrica – “taser” com a tripulação do Carro-Patrulha em causa, que certamente teria evitado a morte como resultado da ação policial, e também a inexistência das “bodycams”, que terminariam definitivamente com a especulação generalizada que se verifica acerca do que ocorreu.
A ASPP/PSP não pode, portanto, deixar de lamentar a falta de condições em que os policias trabalham no contexto atual, e condenar veemente as várias reações que, de forma direta ou indireta, podem perturbar e/ou influenciar o normal funcionamento da justiça, apelando ainda ao respeito integral pelas instituições, pelas pessoas envolvidas e demais cidadãos.
A ASPP/PSP reitera a total confiança no trabalho e ação dos homens e mulheres que servem abnegadamente na PSP cumprindo e fazendo cumprir a Lei e o Estado de Direito na defesa dos Direitos Constitucionais, garantindo sempre que necessário a reposição da Ordem e da Tranquilidade Públicas, ao serviço do país.
A Direção da ASPP/PSP