ASPP/PSP em conferência europeia denúncia problemas de jovens polícias
A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/ PSP) participou hoje na conferência final, online, do Projeto Europeu “El fortalecimiento de la participación de los jóvenes empleados en los órganos de representación de los trabajadores y en los procesos decisorios em referência”. Um trabalho que se debruça sobre a participação e o envolvimento dos jovens polícias nas organizações e nos órgãos decisores. Demos a conhecer a nossa realidade que tinha já sido vertida num relatório nacional, que espelha, de forma mais abrangente, a questão da participação dos jovens polícias.
A ASPP/PSP envolveu-se neste projeto a nível europeu de forma a alertar para a preocupante realidade:
– Falta de efetivo
– Falta de jovens
– Envelhecimento
– Falta de atratividade da carreira
– Desmotivação generalizada
Exemplo gritante do agravamento da situação é a recente falta de candidatos para o preenchimento das vagas para o curso formação de agentes.
Para além da ASPP/PSP, participaram neste projeto sindicatos de vários outros países, como: Espanha, Polónia, Roménia, Sérvia, Letónia e Lituânia.
A ASPP/PSP vai continuar a lutar pela atratividade da carreira, através da revisão da tabela remuneratória, atribuição do subsídio de risco, aprovação da Lei de segurança e saúde no trabalho, entre outras medidas, que possam, expressamente, voltar a tornar a carreira policial atrativa para os jovens.
Toda a informação do Projeto em:
https://jovenescye.eu/en/project
#aForçadaRazão
A direção da ASPP/PSP