A ๐๐ฌ๐ฌ๐จ๐๐ข๐รงรฃ๐จ ๐๐ข๐ง๐๐ข๐๐๐ฅ ๐๐จ๐ฌ ๐๐ซ๐จ๐๐ข๐ฌ๐ฌ๐ข๐จ๐ง๐๐ข๐ฌ ๐๐ ๐๐จ๐ฅรญ๐๐ข๐ (๐๐๐๐/๐๐๐) reuniu com o ministro da Administraรงรฃo Interna, ontem (18 de julho), por agendamento do prรณprio.
Relembra-se que a ๐๐๐๐/๐๐๐, em junho, e apรณs a primeira reuniรฃo de apresentaรงรฃo de cumprimentos, solicitou tambรฉm o agendamento de uma reuniรฃo para discussรฃo de assuntos de interesse para os profissionais.
๐ ๐ฆ๐ข๐ง๐ข๐ฌ๐ญ๐ซ๐จ ๐๐ ๐๐๐ฆ๐ข๐ง๐ข๐ฌ๐ญ๐ซ๐รงรฃ๐จ ๐๐ง๐ญ๐๐ซ๐ง๐:
Iniciou a reuniรฃo anunciando a nova Lei de Programaรงรฃo das Infraestruturas e Equipamentos, indicando uma verba de 600 milhรตes, salientou um conjunto de construรงรตes e recuperaรงรฃo de equipamentos, por via inclusive de protocolos com os municรญpios, para melhoria na capacidade de resposta habitacional/social aos polรญcias, indicou que a Lei de Saรบde e Seguranรงa no Trabalho irรก entrar em vigor, em breve.
Deu conta do processo de reestruturaรงรฃo do SEF, o qual passarรก na criaรงรฃo de uma Unidade Orgรขnica na dependรชncia do DNPSP. Mostrou abertura e disponibilidade para a resoluรงรฃo de algumas questรตes.
โฆ
๐ ๐๐ฌ๐ฌ๐จ๐๐ข๐รงรฃ๐จ ๐๐ข๐ง๐๐ข๐๐๐ฅ ๐๐จ๐ฌ ๐๐ซ๐จ๐๐ข๐ฌ๐ฌ๐ข๐จ๐ง๐๐ข๐ฌ ๐๐ ๐๐จ๐ฅรญ๐๐ข๐:
Relativamente ao anรบncio da Lei de Programaรงรฃo das Infraestruturas e Equipamentos, invocamos que aos anรบncios deve corresponder uma efetivaรงรฃo das medidas, por via da sua execuรงรฃo, relembrando ao MAI que, na Lei anterior (2017/2021) a mรฉdia da taxa de execuรงรฃo rondou os 50%. Ainda neste tema, a ๐๐๐๐/๐๐๐ questionou quais as prioridades, ou seja, qual a verba consagrada para viaturas, qual a verba para estruturas, qual a verba para equipamentos, e quem determina e avalia essas necessidades.
Relativamente ร Lei de Saรบde e Seguranรงa no Trabalho, a ๐๐๐๐/๐๐๐ questionou a razรฃo pela qual o diploma nรฃo teria entrado em vigor a 1 janeiro de 2022, apรณs os contributos dados pela ๐๐๐๐/๐๐๐ no processo negocial.
Relativamente ao dossier (SEF), a ๐๐๐๐/๐๐๐ identificou duas realidades distintas, mas interligadas, por um lado, o protocolo de cooperaรงรฃo que vigora entre a PSP e o SEF atรฉ outubro de 2022, e por outro lado, a integraรงรฃo dos profissionais do SEF na PSP, por altura da sua extinรงรฃo. A ๐๐๐๐/๐๐๐ salientou no primeiro caso, a turbulรชncia criada e a secundarizaรงรฃo pelos direitos dos polรญcias da PSP e a situaรงรฃo ainda mais difรญcil, com que ficaram as esquadras aeroportuรกrias, ao nรญvel do efetivo, apรณs a cedรชncia de profissionais ao SEF.
Relativamente ao processo de reestruturaรงรฃo do SEF e impactos futuros na PSP, apesar das explicaรงรตes do MAI em termos orgรขnico e funcional, nรฃo foi referida uma รบnica alteraรงรฃo que se perspetive nos profissionais da PSP ao nรญvel estatutรกrio, remuneratรณrio, algo com que a ๐๐๐๐/๐๐๐ discorda.
Seria esta uma boa altura para se repensar a realidade aeroportuรกria (procedemos ร entrega novamente de propostas sobre essa matรฉria), com a especializaรงรฃo nessa matรฉria, a sua elevaรงรฃo orgรขnica e criaรงรฃo de suplemento especial de serviรงo e, em traรงos gerais, alterar a realidade da PSP a nรญvel remuneratรณrio.
A ๐๐๐๐/๐๐๐ salientou ainda a necessidade de alteraรงรฃo รก Lei Orgรขnica na PSP.
๐
๐จ๐ข ๐ญ๐๐ฆ๐รฉ๐ฆ ๐ฌ๐จ๐ฅ๐ข๐๐ข๐ญ๐๐๐จ ๐๐จ ๐๐๐ ๐ ๐ง๐๐๐๐ฌ๐ฌ๐ข๐๐๐๐ ๐๐ ๐ซ๐๐ฌ๐จ๐ฅ๐ฎรงรฃ๐จ ๐๐จ๐ฌ ๐ฌ๐๐ ๐ฎ๐ข๐ง๐ญ๐๐ฌ ๐ฉ๐ซ๐จ๐๐ฅ๐๐ฆ๐๐ฌ;
Processo dos รญndices remuneratรณrios de profissionais ultrapassados em 2010, por elementos mais modernos aquando da sua promoรงรฃo a agente principal;
Emanaรงรฃo de Despacho Interministerial para a permissรฃo de saรญda dos profissionais para a prรฉ-aposentaรงรฃo, referente ao ano de 2022;
Situaรงรฃo dos profissionais da PSP em comissรฃo de serviรงo nas Polรญcias Municipais de Lisboa e Porto, relativamente ร liberdade sindical;
Situaรงรฃo de algumas instalaรงรตes e meios, como por exemplo, na Divisรฃo Aeroportuรกria de Lisboa (parques, instalaรงรตes).
Por fim, a ๐๐๐๐/๐๐๐, na senda da campanha que se encontra a realizar (Concentraรงรตes nos Aeroportos – “๐ท๐๐รญ๐๐๐ ๐ณ๐๐ ๐ช๐๐๐”) informou o MAI da pretensรฃo de abertura de um processo negocial, para alteraรงรฃo de รญndices remuneratรณrios na PSP, para responder ร fraca atratividade da Instituiรงรฃo e aumentar os candidatos ร PSP, e consequentemente a rejuvenescer. Sendo este o passo tambรฉm para a libertaรงรฃo dos profissionais para a prรฉ-aposentaรงรฃo e para a dignificaรงรฃo das carreiras.
A ๐๐๐๐/๐๐๐ tem jรก a sua proposta elaborada, relativamente ร alteraรงรฃo dos รญndices remuneratรณrios e de suplementos, em fase de serem entregues e discutidas.
A ๐๐๐๐/๐๐๐ neste enquadramento deu nota ao MAI de trรชs problemas graves que assolam a PSP, pouca vontade dos jovens em ingressar na PSP, desejo de alguns polรญcias na busca de outros projetos de vida e barramento constante na saรญda para a prรฉ-aposentaรงรฃo. Este quadro รฉ negativo e irรก agudizar a realidade, algo que tentaremos combater com a nossa intervenรงรฃo.
Apenas com a dignificaรงรฃo dos salรกrios, se pode ultrapassar estes constrangimentos, tendo sido apelado ao MAI, para que nรฃo se confunda apoios habitacionais ou sociais (importantes), com aumentos salariais.