À Associação Sindical de Profissionais de Polícia – ASPP/PSP continuam a chegar situações concretas em que os elementos policiais atingiram o limite de idade e requereram a passagem à situação de pré-aposentação, não lhes tendo sido ainda dada autorização para essa transição por parte do da Direção Nacional da PSP (DNPSP).
A ASPP/PSP já fez chegar à DNPSP um pedido de esclarecimento sobre a matéria em apreço, através do Ofício n.º 174D/2022 de 8 de setembro de 2022, e não obtivemos resposta.
A falta de informação que tem existido junto dos recursos humanos dos comandos policiais, tem levado à incerteza quanto as perspetivas de futuro a curto prazo e mais grave, à insatisfação dos polícias.
Tem-nos chegado relatos de que existem profissionais que já atingiram o limite de idade em janeiro, que efetuaram atempadamente o devido requerimento e até à presente data ainda não lhes foi permitido a passagem à pré-aposentação.
Voltamos a solicitar à DNPSP os seguintes esclarecimentos:
Qual o motivo para que estes elementos policiais não estejam a ser notificados para a passagem à pré-aposentação por limite de idade, tendo já ultrapassado os 60 anos?
Existe alguma orientação emanada pelo diretor nacional aos comandos no que respeita ao período de notificação desses elementos policiais?
# ASPP/PSP