A ๐€๐ฌ๐ฌ๐จ๐œ๐ข๐š๐œฬง๐šฬƒ๐จ ๐’๐ข๐ง๐๐ข๐œ๐š๐ฅ ๐๐จ๐ฌ ๐๐ซ๐จ๐Ÿ๐ข๐ฌ๐ฌ๐ข๐จ๐ง๐š๐ข๐ฌ ๐๐š ๐๐จ๐ฅ๐ขฬ„๐œ๐ข๐š (๐€๐’๐๐/๐๐’๐) no pretรฉrito dia 9 de julho de 2024 assinou um acordo com o Governo, num contexto e enquadramento muito concreto e exigente.
A este propรณsito, ร  ๐€๐’๐๐/๐๐’๐, importa mais do que o jรก tradicional ruรญdo, a habitual desinformaรงรฃo e a frequente contrainformaรงรฃo, garantir que ๐“๐Ž๐ƒ๐Ž๐’ ๐Ž๐’ ๐๐Ž๐‹๐ˆฬ„๐‚๐ˆ๐€๐’, num prazo de 17 meses, terรฃo consagrado um incremento de 300 euros no componente risco. Com os primeiros 200 euros abonados jรก em julho. Um valor que serรก indexado ร  evoluรงรฃo do crescimento econรณmico, jรก a partir de janeiro de 2025, pago a 14 mensalidades e tambรฉm assegurado na prรฉ-aposentaรงรฃo. Um acordo muito em breve transformado em Decreto-Lei, com a garantia jurรญdica e vรญnculo que tal preenche.
Como garante para firmar este acordo, foi possรญvel vincular o Governo ร  resoluรงรฃo das seguintes questรตes:
– Alteraรงรฃo da Portaria de Avaliaรงรฃo, num pressuposto de reduzir os atuais e necessรกrios trรชs anos, para dois anos, em relaรงรฃo ร  mudanรงa de รญndice remuneratรณrio, aos que reรบnam os requisitos.
– Inรญcio processo negocial de alteraรงรฃo ร  tabela remuneratรณria e carreiras (incluindo revisรฃo dos suplementos remuneratรณrios), com a primeira reuniรฃo jรก agendada para 6 janeiro de 2025 e conclusรฃo do processo no mesmo ano.
๐‘ช๐’๐’๐’†๐’ˆ๐’‚๐’”,
Este processo negocial agora concluรญdo, serviu, nรฃo sรณ para valorizar o risco em 300 euros ๐ˆ๐†๐”๐€๐‹ ๐๐€๐‘๐€ ๐“๐Ž๐ƒ๐Ž๐’, somando aos atuais 100 euros, num total de 400 euros, que juntamente aos 20% de vencimento base de cada titular, (referente ร s componentes penosidade, insalubridade e disponibilidade), permite atingir um SSRFS mais relevante, sendo que ambas as componentes passam a ter indexaรงรฃo.
Serviu tambรฉm, para o Governo perceber as debilidades da Instituiรงรฃo, os problemas existentes e a necessidade e pertinรชncia de respostas, vรกrias e diversas, o que nos legitima a intervir para continuar agora a rever tabelas remuneratรณrias e demais suplementos, por forma a resolver, nรฃo sรณ os problemas socioprofissionais, mas a sustentabilidade da instituiรงรฃo PSP.
Ou seja, consideramos que ficou a garantia de uma melhor compensaรงรฃo pelo risco da missรฃo e ficou a porta aberta para as justas reivindicaรงรตes, novas lutas e novos protestos, se necessรกrio for.
No equilรญbrio, ponderaรงรฃo, avaliaรงรฃo feitas, num contexto difรญcil, exigente e urgente tomou-se esta opรงรฃo, sempre com o propรณsito รบnico de defender ๐“๐Ž๐ƒ๐Ž๐’ ๐Ž๐’ ๐๐Ž๐‹๐ˆฬ„๐‚๐ˆ๐€๐’.
A luta รฉ um caminho, nada nos compromete no futuro e tudo se vai fazer para juntar aos 300 euros jรก adquiridos, uma valorizaรงรฃo remuneratรณria e uma reestruturaรงรฃo dos demais suplementos.
Encontramo-nos com total disponibilidade para prestar esclarecimentos aos polรญcias e iremos dentro de poucos dias solicitar ao MAI reuniรตes para alteraรงรฃo da portaria de avaliaรงรฃo e ainda vamos melhorar e adequar as nossas propostas de tabela remuneratรณria, suplementos e carreiras, para entrega antes do OE25.
A defesa dos polรญcias na ๐€๐’๐๐/๐๐’๐, tem mais de 40 anos e sabemos bem que as conquistas assentam na paciรชncia e construรงรฃo paulatina da negociaรงรฃo, e do protesto sempre que necessรกrio for, com uniรฃo, coesรฃo, consciencializaรงรฃo, sinceridade e genuinidade.
๐‘ถ๐’ƒ๐’“๐’Š๐’ˆ๐’‚๐’…๐’ ๐’‘๐’†๐’๐’‚ ๐’„๐’๐’๐’‡๐’Š๐’‚๐’๐’„ฬง๐’‚,
A Direรงรฃo da ๐€๐’๐๐/๐๐’๐