Reunião - 06.10.2025
Share
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) representada pelo seu Executivo, apresentou-se no Ministério da Administração Interna (MAI), ontem, 6 de outubro de 2025, conforme convocatória.
A equipa governativa liderada pela Sra. MAI iniciou a reunião nos seguintes termos: - há um acordo firmado, matérias várias a tratar, uma perspetiva de avanços com "ambição" por parte do Governo, necessitando este de tempo, e colocando a Primavera de 2026 como data conclusiva para incorporar no Orçamento/2027.
A ASPP/PSP opôs-se perentoriamente à calendarização e ao "arrastar" da resolução dos problemas, deixando preocupação pelo estado calamitoso da instituição, principalmente quanto à desmotivação dos profissionais, face a um sem número de problemas existentes que carecem de respostas urgentes. Exigindo algo concreto e apelando para que a Sra. MAI se inteire (melhor) desta realidade.
Após a intervenção da ASPP/PSP, a equipa governativa adiantou que seria importante avançar, propondo à ASPP/PSP apresentar uma proposta em 28/11/2025. Sugerindo a ASPP/PSP que os resultados fossem com retroativos a janeiro de 2026, tendo dito a Sra. MAI estar limitada nessa possibilidade.
A ASPP/PSP continuará a exigir tal premissa, pois trata-se de uma questão de posição e opção política.
Está nas mãos do Governo este processo ter avanços efetivos a 2026, caso contrário, criará um quadro ainda de maior instabilidade perpetuando os graves problemas.
A ASPP/PSP reunirá brevemente a sua Direção e não descartará outras formas de intervenção/luta, caso o governo não altere a sua posição. Nunca deixando de perceber o real alcance do acordado em julho de 2024.
A Direção da ASPP/PSP