
Respeite-se a história!
Share
A 21 de abril de 2025, cumpriu-se o 36.° aniversário dos 'Secos e Molhados'. Acontecimento que surge após intensos anos de luta na clandestinidade, e que "abriu a porta" para a legalização sindical, o que só mais tarde veio a acontecer.
Relacionando os tempos em que ocorreu o episódio de Abril de 1989 com a atualidade, no que respeita ao funcionamento da PSP, registo nesta minha narrativa três perspectivas:
A dimensão democrática - a história diz-nos que muitos sofreram nos primórdios desta luta, face à prepotência e intolerância de quem comandava, mas ainda hoje há quem comande e não perceba a democracia;
As condições de trabalho - na altura extremamente débeis, e apesar de alguma evolução, face ao contexto, continuam bem abaixo das necessidades;
Estatuto e dignificação dos polícias - os profissionais da PSP evoluíram muito comparativamente às décadas de 70/80, mas há ainda quem pretenda beliscar isso, por força da visão redutora que insistem manter.
Tal como para os cidadãos em geral, o 25 de Abril, ainda não se cumpriu na íntegra, face à CRP, o 21 de Abril, Dia da Liberdade dos Polícias, ainda não foi cumprido.
Como tal, persistir é a palavra de ordem!