
PROCESSO NEGOCIAL |Tabela Remuneratória
Share
Caros polícias, associados/não associados, a revisão da tabela remuneratória, é há muito uma prioridade para a 𝐀𝐬𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐒𝐢𝐧𝐝𝐢𝐜𝐚𝐥 𝐝𝐨𝐬 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐢𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐚 𝐏𝐨𝐥𝐢̄𝐜𝐢𝐚 (𝐀𝐒𝐏𝐏/𝐏𝐒𝐏), tendo sido desenvolvido um trabalho contínuo que muito contribuiu para que atualmente se tenha incluído este assunto no processo negocial em curso.
A 𝐀𝐒𝐏𝐏/𝐏𝐒𝐏 desenvolveu propostas que foram apresentadas ao anterior e ao atual Governo, em concreto, à atual MAI. Propostas elaboradas com base em contributos que nos foram chegando, contudo, incidindo na realidade da tabela remuneratória única de 2024 e não na presente de 2025.
Presentemente, não é conhecido o modelo de negociação adotado pelo Governo para este processo, pois ainda não terminou a primeira ronda pelos sindicatos e associações envolvidas. Término previsto para hoje, 24 de fevereiro de 2025, com uma reunião com sindicatos que não assinaram o acordo. Nestes termos, a atual Direção da 𝐀𝐒𝐏𝐏/𝐏𝐒𝐏 irá ajustar as suas propostas sobre a Tabela Remuneratória, o Estatuto Profissional e Suplementos.
Sendo que um processo negocial requer que o mesmo decorra em sede própria, entende a Direção da 𝐀𝐒𝐏𝐏/𝐏𝐒𝐏 que, trazer para a "praça pública" as suas propostas, potenciaria apenas a abertura de mais uma frente de discussão, com a consequente comparação de propostas de outros intervenientes, sem que se pudesse fazer a sua sustentação de forma correta e concreta, criando apenas ruído e enfraquecendo a negociação com o verdadeiro interlocutor, o Governo.
Sendo que a agenda e disponibilidade profissional e pessoal dos dirigentes têm óbvios limites, instam-se os associados da 𝐀𝐒𝐏𝐏/𝐏𝐒𝐏 a fazerem chegar as propostas que entenderem, para análise, apreciação e eventual consideração na elaboração da versão a atualizar, como aliás tem acontecido.
Alerta-se ainda para o facto de estar a circular (pelos mais diversos canais de comunicação) uma eventual proposta da 𝐀𝐒𝐏𝐏/𝐏𝐒𝐏 para revisão da tabela remuneratória, que não corresponde à última proposta entregue ao MAI.
A proposta a ultimar pela 𝐀𝐒𝐏𝐏/𝐏𝐒𝐏 estará disponível para consulta e explanação aos associados, junto dos seus dirigentes logo que terminada.
A 𝐀𝐒𝐏𝐏/𝐏𝐒𝐏 irá sempre agir num quadro de responsabilidade e seriedade, numa abordagem sindical estratégica, consequente e persistente, e não tanto por competição ou populismo, porque isso não serve aos polícias.
A Direção da 𝐀𝐒𝐏𝐏/𝐏𝐒𝐏