VISITA | Problemas no Comando Distrital da PSP de Portalegre

VISITA | Problemas no Comando Distrital da PSP de Portalegre

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) realizou ontem, uma visita ao Comando Distrital de Portalegre, tendo de manhã estado na Divisão Policial de Elvas e de tarde no edifício do Comando.  

Esta visita enquadra-se numa política de proximidade - informação, auscultação e esclarecimento - que a direção da ASPP/PSP colocou em prática no quadriénio anterior e que pretende reforçar neste de 2025/2029. Nesta ida, foi possível constatar que o CD de Portalegre se confronta com graves problemas em termos de instalações, falta e envelhecimento de efetivo policial, entre outras contingências. 

No edifício do Comando, por exemplo, não se coaduna que, em pleno século XXI, a zona onde os elementos policiais trocam de roupa (e que ali chamam de vestiários), se assemelhe a catacumbas, locais subterrâneos da Roma antiga utilizados para sepultamentos. Condições que deveriam envergonhar qualquer responsável governativo. 

A ASPP/PSP apela à sensibilidade e compreensão por parte do poder político no que toca às especificidades e debilidades que comandos como o de Portalegre, apresentam face às realidades e dinâmicas sociais/criminais, para que existam condições objetivas para uma melhor resposta às exigências do serviço e às necessidades dos profissionais. 

A ASPP/PSP assegura a todos os profissionais que prestam serviço no CD de Portalegre, que tudo fará para que, com a maior brevidade possível, sejam melhoradas as condições de trabalho. Premissa imprescindível para um desempenho com qualidade ao cidadão.

A Direção da ASPP/PSP

Back to blog