
"Fair play"
Share
Iniciou há dias uma nova época desportiva. Um bom "timing" para que os vários intervenientes façam uma reflexão ao seu desempenho na(s) época(s) anterior(es).
Os polícias sabem bem os impactos que este período tem nas suas vidas a nível não só profissional, mas também pessoal, em duas dimensões:
O prejuízo causado pelo reiterado e abusivo corte de folgas para a prestação de serviços remunerados a espetáculos desportivos. Passando-se o mesmo que com outros eventos, sejam eles lúdicos, sociais e/ou privados. Alguns de dignidade questionável para o estatuto policial... Outra dimensão tem a ver com algo infame e inexplicável há anos: ficarem os profissionais meses, por vezes, mais de um ano a aguardar pagamento. Há casos em que são milhares de euros.
Neste artigo pretendo deixar um apelo/autorreflexão aos responsáveis governativos, aos dirigentes da PSP e aos polícias. Aos primeiros: respeito, pragmatismo e coragem! Aos que lhes sucedem, os polícias: audácia, arrojo na defesa dos direitos individuais! Assim, darão um incondicional contributo ao coletivo.
Há um termo inglês usado no meio desportivo - "Fair Play" - que poderia também ser usado aqui, em prol de uma época diferente e com melhores resultados.