"Para ontem!"

"Para ontem!"

Os últimos tempos ficaram marcados pela discussão em torno de processos negociais que, com toda a naturalidade, necessidade e pertinência, se centraram em componentes remuneratórias nas Forças de Segurança. Refiro-me concretamente ao Suplemento por Serviço e Risco, à Valorização Remuneratória e aos Serviços Remunerados.

Mas não podemos nem devemos ignorar duas outras matérias que indubitavelmente se relacionam, e quanto a mim de superior importância, para as quais há muito a ASPP/PSP alerta: os Suicídios nas Forças de Segurança - questão que carece de redobrada atenção, face aos números e ao que se conhece da rede de acompanhamento e apoio ao fenómeno. E a ausência de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho na PSP - esta, em parte, responsável por muitos dos problemas associados aos mais variados danos físicos e psicológicos nos profissionais. 

Olhando as circunstâncias e à calendarização em que politicamente nos encontramos e, porque a saúde e a vida não têm preço ... Em ambos os casos, será importante não agir oportunisticamente, mas também não como até aqui, dissimuladamente, é que a dimensão atingida, urge uma abordagem genuína e assertiva.

Paulo Santos

Back to blog